quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Reunião de 25.11.2010

Foram apresentadas sugestões para elaboração da Carta a ser encaminhada aos representantes do Poder Executivo e Legislativo no Estado da Bahia que em seu conteúdo deverá informar:

a) a importância do Arquivo Público da Bahia e de sua situação atual dentro da estrutura organizacional do Estado;

b) da necessidade de criação do cargo de arquivista no âmbito da administração pública do Estado da Bahia.

A minuta da Carta será publicada neste blog e informada à comunidade, para leitura e opinião acerca do conteúdo.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 10.12.2010, às 14 horas, no ICI, com a seguinte pauta:

- apresentação e aprovação da Carta;
- definição de instituições congêneres que serão convidadas a apoiar;
- definição de apoios políticos;
- sugestão quanto à forma e a quem será encaminhada.

Ficou definido que a AABA apresentará a Carta às instituições congêneres, como ANPUH, IGHB, ICI/UFBA e outras, objetivando a soma de esforços com vistas ao seu encaminhamento ao Poder Público.

Os Arquivistas que tem contatos com políticos que desejem apoiar a Carta, poderão apresentar o nome para constar no documento.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Seja bem-vindo

Caro arquivista,
Este Blog foi concebido para reunir idéias e planejar ações que tenham como objetivo principal a criação de espaços de atuação para os arquivistas baianos no âmbito da administração pública, defender a autonomia e estruturação dos arquivos públicos do Estado e contribuir para o crescimento da arquivologia baiana no cenário nacional.
Em reunião realizada no dia 04.11.2010, no prédio do HUPES, onde participaram: Aloisio Ramos, Claudio Rodrigues, Gillian Queiroga, Louise Anunciação, Maria Solenar e Marilene Sousa, foi traçado um objetivo inicial de levar ao Governo Estadual um documento que solicite a criação do cargo de Arquivista.
Pretende-se também que seja anexado a este documento um abaixo-assinado da comunidade arquivistica local e nacional, pleiteando a autonomia do Arquivo Publico do Estado.
Acordamos um prazo de 21 dias para fazermos as leituras necessárias (ver item LINKS), criarmos uma minuta do documento, fazermos consultas a políticos que possam se engajar nesta luta junto a Assembléia e convidarmos mais participantes para a próxima reunião marcada para o dia 25.11.2010 (quinta-feira), às 14horas no prédio do HUPES, 3º andar, sala 3A.
Desde já agradecemos a contribuição de todos.