quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Seja bem-vindo

Caro arquivista,
Este Blog foi concebido para reunir idéias e planejar ações que tenham como objetivo principal a criação de espaços de atuação para os arquivistas baianos no âmbito da administração pública, defender a autonomia e estruturação dos arquivos públicos do Estado e contribuir para o crescimento da arquivologia baiana no cenário nacional.
Em reunião realizada no dia 04.11.2010, no prédio do HUPES, onde participaram: Aloisio Ramos, Claudio Rodrigues, Gillian Queiroga, Louise Anunciação, Maria Solenar e Marilene Sousa, foi traçado um objetivo inicial de levar ao Governo Estadual um documento que solicite a criação do cargo de Arquivista.
Pretende-se também que seja anexado a este documento um abaixo-assinado da comunidade arquivistica local e nacional, pleiteando a autonomia do Arquivo Publico do Estado.
Acordamos um prazo de 21 dias para fazermos as leituras necessárias (ver item LINKS), criarmos uma minuta do documento, fazermos consultas a políticos que possam se engajar nesta luta junto a Assembléia e convidarmos mais participantes para a próxima reunião marcada para o dia 25.11.2010 (quinta-feira), às 14horas no prédio do HUPES, 3º andar, sala 3A.
Desde já agradecemos a contribuição de todos.

4 comentários:

  1. Bom, muito bom!

    Um grande passo para brigarmos pelo reconhecimento da nossa área.

    Só gostaria de fazer uma observação; não seria pleitear com o governo a criação do cargo de Arquivista e sim pleitear a volta do cargo, uma vez que o mesmo existia e passou a deixar de existir.

    Mas, o movimento é extremamente válido.

    ResponderExcluir
  2. Boa iniciativa. Gostaria que me enviassem o material que foi discutido para que eu possa estudá-lo e dar minha contribuição. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, colegas,

    Parabéns!
    Eu nem sequer sabia que o cargo não existia. Até achei estranho a iniciativa, mas depois de ter lido o comentário do Rafael, percebi. Só gostaria de saber o que levou ao desaparecimento do cargo.
    A profissão existe, já que o curso a nível de graduação e pós-graduação, portanto não faz sentido o cargo não existir... Este tipo de situação cria espaço para grandes abusos, como é de ilustrar, por exemplo, alguns anúncios de empregos que encontramos por aí.
    Se puder, também gostaria de colaborar.
    Até mais,
    Nara Barreto

    ResponderExcluir
  4. Amigo arquivista Cau Rodrigues meu nome é Carlos Dinarte (Fulano de Tal seguidor deste Blog) e sou Bacharel em Arquivologia pela UFRGS, arquivista do Memorial Jesuíta da UNISINOS e idealizador/ administrador do Blog Memória Viamense, Blog esse que tem como objetivo ajudar na preservação da Memória do Município de Viamão/ RS. Gostaria de saber se podemos trocar links entre os Blogs, já que essa é uma boa forma de difusão dos serviços dos blogs na Rede.

    Parabéns pelo Blog! Ficou muito bom!!! O endereço do Blog M.V é : www.memoriaviamense.com

    ResponderExcluir