sexta-feira, 4 de novembro de 2011

I Conferência Nacional de Arquivos - Etapa Nordeste

A I Conferência Nacional de Arquivos – Etapa Regional Nordeste realizou-se nos dias 17 e 18 de outubro, na cidade de Salvador, Bahia, no auditório Katia Mattoso. A Plenária, ao proceder a uma rápida avaliação, considerou a experiência bastante positiva.

A Comissão Organizadora da Regional Nordeste computou 140 inscrições, representando os Estados da Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Não se registrou inscrição alguma do Estado do Maranhão.

Contudo, apenas 113 pessoas assinaram as listas de frequência disponibilizadas no momento das plenárias e dos debates dos Grupos de Trabalho (GT).

Na Plenária de abertura, com base no Art. 28, do Regimento das Conferências Regionais, foi apresentada proposta de distribuição das 17 vagas de delegados para a Região Nordeste. Tendo em vista a ausência de representação do Maranhão, a Mesa e a Plenária decidiram encaminhar consulta para a Comissão Organizadora Nacional sobre a possibilidade de convidar a Diretora do Arquivo Público do Maranhão, para participar da I CNARQ na qualidade de participante convidada. Seria uma forma de assegurar a representação do Estado do Maranhão.

Os debates dos GTs foram intensos e significativos.

A Plenária Final se destacou como a etapa mais complexa. Mesmo com a alteração da Programação para o inicio da Plenária das 14horas para as 13horas e 30 minutos, a gestão do tempo exigiu um grande esforço da Mesa Diretora na condução do processo eleitoral e votação das propostas dos GTs.

Importante registrar, ainda, o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon para viabilizar a infra-estrutura necessária a realização da I CNARQ – Etapa Regional Nordeste. Inclusive, disponibilizando passagens para assegurar a participação de Estados da Região Nordeste.

Delegados Região Nordeste

Delegados da Bahia

Aurora Leonor Freixo (ICI/UFBA)
José Cláudio de Carvalho Rodrigues (HUPES/UFBA)
Lidia Brandão (UFBA)
Ricardo Sodré Andrade (AABA)
Stela Dalva (Arquivos Municipais)
Renata Soraya Baia de Oliveira (LEV/UCSAL)
Frade Ulisses Pinto Bandeira Sobrinho (Convento da Piedade)

Delegados da Paraíba

Josemar Henrique de Melo (UEPB)
Priscilla Gomes (Governo do Estado da Paraíba)
Aurora Maia (Arquivo da Prefeitura Municipal de João Pessoa)
Ana Andréa Vieira (UFPB)

Delegados de Pernambuco

Pedro Moura (Arquivo Público do Estado do Pernambuco)
Renato Motta Rodrigues da Silva (UFRPE)

Delegado de Alagoas

Thiago Felipe (UFAL)

Delegado do Ceará

Márcio Porto (Arquivo Público do Ceará)

Delegado do Piauí

Luter Gonçalves (Arquivo Público do Piauí)

Delegada do Rio Grande do Norte

Flávia Assaf (Arquivo do Estado do Rio Grande do Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário